9 de julho de 2024
Energia Solar
Por Lara Bispo

Maior usina de energia híbrida do Brasil é instalada em Goiás e conta com projeto da DCCO

O projeto contou com a DCCO para fornecer 24 grupos geradores Cummins de 625 kVA e executar as Curvas A e C da usina fotovoltaica.


Maior usina de energia híbrida da SSA
Usina solar da Maior usina de energia híbrida da SSA
Imagem aérea da usina de energia híbrida da São Salvador Alimentos, em Nova Veneza, Goiás. Foto: DCCO

A DCCO foi responsável pelo fornecimento de 24 grupos geradores Cummins de 625 KVa e por toda a usina fotovoltaica da maior usina de energia híbrida do Brasil (energia solar e diesel), para o Grupo SSA (São Salvador Alimentos), instalada em Nova Veneza, Goiás.

O maior projeto híbrido de energia solar e diesel do país foi desenvolvido para o Grupo SSA, uma das principais produtoras de carne de frango do mercado nacional, com o propósito de abastecer a unidade em Nova Veneza, Goiás, integrando a rede da concessionária, uma usina fotovoltaica (UFV) de 5,7 MWp e uma usina termelétrica (UTE) de 12 MW.

O projeto, idealizado pelo engenheiro eletricista do grupo SSA, Henrique Fernando Borges, foi conduzido pela Sonare Engenharia como projetista da UFV e da DCCO como fornecedora e executora das Curvas A e C da usina fotovoltaica, além do fornecimento de 24 grupos geradores Cummins de 625 kVA para a usina térmica.

Henrique, em contato com o Canal Solar, destaca que, com o cenário de carga atual da unidade, a economia estimada é de aproximadamente 48 mil litros de diesel por mês.

A negociação e a implantação do projeto híbrido de energia

Quando a SSA adquiriu uma nova área em Nova Veneza, Goiás, já havia a previsão da instalação de grupos geradores no projeto de construção. Dado o histórico de parceria e confiança com a DCCO, a empresa foi escolhida para projetar a aplicação dos grupos geradores. Na primeira etapa, a DCCO forneceu 12 geradores de 625 Kva, motorização QSX-15, que foram instalados e testados com sucesso.

Como o fornecimento de energia da concessionária não seria suficiente para a segunda etapa da construção, a SSA optou pela produção de energia híbrida. A colaboração entre os times de engenharia da DCCO e da SSA resultou em uma solução eficiente e sustentável, com a DCCO fornecendo mais 12 geradores, motorização QSZ-13, totalizando 24 geradores em todo o projeto (625 KVa, aberto, com atenuação de ruído e painéis de paralelismo).

“A parceria entre a SSA e a DCCO já tem mais de 15 anos, pautada pela confiança na qualidade do produto e do suporte técnico prestado pela DCCO para todo o Grupo.  Com aproximadamente 400 geradores Cummins já em operação em outras unidades da São Salvador Alimentos, além de usinas solares em diversas instalações do grupo, prezamos pelo atendimento de excelência para este parceiro que é tão relevante para nós e para nosso estado de Goiás com seus projetos inovadores”, conta Fábio Carvalho, gestor comercial de Soluções em Energia da DCCO.

Geradores da maior usina de energia híbrida da SSA
Imagem dos geradores Cummins, fornecidos pela DCCO, para a usina de energia híbrida do Grupo SSA, em Nova Veneza, Goiás. Foto: DCCO

Sobre a DCCO

A DCCO é uma empresa líder em soluções de energia, com mais de 38 anos de experiência no mercado. Especializada em energia solar e grupos geradores Cummins, a DCCO oferece uma ampla gama de produtos e serviços para atender às necessidades energéticas de diversos setores. Com um compromisso inabalável com a qualidade e a inovação, a DCCO é reconhecida como uma das principais referências do setor.